07 fev Os riscos de não inovar: o que acontece com quem não inova?
As empresas inovadoras são as mais lucrativas.
Responda rápido: quais são as maiores empresas da atualidade?
Dentre as empresas que você pensou, imagino que nomes como Amazon, Tesla, Facebook, Apple, Google, Disney, NuBank surgiram na memória. Acertei?
Não é por acaso.
Essas são as empresas mais relevantes da atualidade e todas elas tem algo muito forte em comum: a constante inovação e um alto desempenho financeiro.
A relação entre inovação e lucratividade empresarial já foram estabelecidas e comprovadas pelas mais diversas pesquisas que identificaram que sim – empresas que inovam mais, lucram mais.
As empresas que inovam são as que permanecem relevantes no mercado.
A Fortune 500 faz um levantamento anual classificando as maiores empresas do mundo de acordo com o seu faturamento.
Através desse levantamento da Fortune, pesquisas observaram que apenas 12% das empresas listadas na Fortune 500 de 1955 conseguiram chegar à mesma lista em 2016, demonstrando que apenas poucas empresas conseguem permanecer relevantes com o passar dos anos.
A capacidade e a vontade de inovar desempenham um papel importante para determinar se uma empresa ou uma marca – não importa quão forte possa ser em um determinado momento – será capaz de sobreviver a longo prazo.
Os modelos básicos de negócios e a forma de operação em praticamente todos os setores continuam evoluindo – e há muitos casos de grandes empresas que não conseguem acompanhar as mudanças e, consequentemente, saem do negócio.
“Inovar ou morrer” tornou-se a palavra de ordem para empresas em todo o mundo. Muitas empresas famosas de décadas anteriores não conseguiram integrar essa “cultura de inovação” inclusiva em seu trabalho e deixaram de ser relevantes no momento.
O que é a ISO de inovação?
A inovação é uma demanda latente nos dias de hoje. Contudo, diante de um contexto de grandes e rápidas transformações aliadas às tecnologias exponenciais, as empresas se sentem completamente perdidas sobre como manter o negócio atraente e lucrativo em um ambiente de tanta volatilidade.
Foi pensando nessa demanda que foi lançada em 2020 a ISO 56002, de gestão da inovação. Em pouco mais de um ano, a norma já foi adotada por mais de 150 empresas em todo o mundo – quatro só no Brasil. A maior delas é a AirBus, uma das maiores empresas do mundo, do setor aeronáutico, com mais de 150 mil funcionários.
Fundada em 1947, com o intuito de ajudar na reconstrução das empresas devastadas pela Segunda Guerra Mundial, a ISO – Organização Internacional de Padronização, é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Genebra, na Suíça. Ancorada nos princípios da isonomia (que em grego significa igualdade), a organização possui mais de 22 mil normas técnicas, sendo mais de 180 normas de sistema de gestão que visam o estabelecimento de padrões mundiais para a gestão de negócios.
Com 164 países-membros, a ISO consolidou-se como uma das mais importantes referências internacionais no que tange a normatização e modelos de gestão.
CONCLUSÃO:
Para inovar é preciso tomar decisões, quer seja para criar um produto ou aperfeiçoar um existente, melhorar um processo ou técnica, investir em ação de marketing ou de gestão organizacional. Por meio de soluções inovadoras, a Bsolver pode ajudar o seu negócio a crescer. Inovar se tornou mais que uma opção, virou realidade.
Ultimas Notícias
Revolucionando Clínicas Pequenas e Médias com Tecnologia: O Poder dos Chatbots e da Inteligência Artificial
No cenário atual da saúde, onde a eficiência e a personalização do atendimento ao paciente são mais importantes do que...
Parceria Inovadora com o SEBRAE: Elevando a Gestão na Saúde a Novos Patamares
Em uma iniciativa pioneira, unimos forças com o SEBRAE para transformar a gestão no setor da saúde. Essa colaboração estratégica...
Automação de Marketing: Transformando a Clínica Digital em um Sucesso
Na era digital, as clínicas enfrentam o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A automação...
Impulsionando a Eficiência Clínica: A Importância da Implantação e Análise de Sistemas
A gestão de clínicas enfrenta constantemente o desafio de adaptar-se às inovações tecnológicas para melhorar a eficiência operacional e a...